Conhecida popularmente como “cinquentinha”, o
ciclomotor é um veículo econômico e, também, barato, o que contribui para o
crescimento deste tipo de transporte nas ruas.
A falta de controle abre espaço para que uma
série de irregularidades como, condutores alcoolizados, sem habilitação ou até
mesmo crianças conduzindo as “cinquentinhas”. O resultado disso é um número alarmante
de acidentes envolvendo este tipo de veículo. Dados apontam que no Brasil, quase 60% dos acidentes com veículos de
duas rodas, envolvem as chamados motonetas, ciclomotores conhecida também como cinquentinha…
Desde o ultimo dia 1º de junho, o condutor das
“cinquentinha” também vai precisar de esta habilitada no mínimo na categoria
ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor), dessa forma,
ciclomotores e proprietário passem a seguir todas as exigências da legislação
nacional de trânsito, estando sujeitos a todas as penalidades administrativas e
financeiras.
Quem for flagrado pilotando um ciclomotor sem habilitação nas operações de fiscalização, estará
sujeito a ser autuado por infração gravíssima prevista no Inciso I, do Art. 162
do CTB, com multa (três vezes), atualmente no valor R$ 574,62. Além disso, será
exigido por todos os Órgãos parceiros do DETRAN-PE, Polícia Rodoviária Federal
– PRF, Batalhão de Polícia Rodoviária – BPRV, Batalhão de Policiamento de
Trânsito – BPTran, Departamento de Estrada e Rodagem – DER, e Companhia de
Trânsito e Transporte Urbano – CTTU, que os condutores estejam portando todos
os equipamentos de segurança.
Muitos dos candidatos a ACC acham que não
compensa, por ter praticamente os mesmos custos, o mesmo trabalho, as mesmas
provas. Então é viável tirar logo a CNH de categoria “A” (moto).
Mais informações: www.facebook.com/cfcautoescoladinamica
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